
Apesar dos avanços, SIPROSEP deixa claro que a luta continua
Diante dos avanços e conquistas nos direitos trabalhistas, o Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos de Campos dos Goytacazes mantém a luta para a construção de um novo tempo na vida dos trabalhadores da ativa e também aqueles que tanto se dedicaram ao município, por isso reforça a importância de continuar a luta.
“Ainda temos demandas em andamento, pautas que precisam de atenção e diálogo com o governo municipal, mas também precisamos destacar as nossas conquistas até aqui. Foi um desafio muito grande desde o início da nossa gestão, porém os resultados nos mostram que estamos no caminho certo”, destacou a Presidenta do SIPROSEP, Elaine Leão.
Confira as conquistas do SIPROSEP até agora:
Auxílio-alimentação
Depois de 12 anos congelado, foi graças a luta e ao diálogo da atual gestão que os servidores voltaram a receber auxílio-alimentação e com aumento de 100%.
Piso salariais
O sindicato encontrou um cenário preocupante para os servidores. Além dos salários atrasados, existiam categorias que recebiam menos que o salário mínimo, caso dos Agentes de obras, por exemplo. Com luta e diálogo, foi garantido o fim dessa imoralidade.
Técnicos de enfermagem ESF
A categoria dos técnicos de enfermagem do Programa Estratégia e Saúde da Família também foi pauta de luta pelo SIPROSEP. Os profissionais conseguiram, junto ao governo municipal, adequação da carga horária em relação ao salário.
Plano de Carreira, Cargos e Salários
Outro benefício que estava congelado há anos na Prefeitura de Campos, o Plano de Carreira, Cargos e Salários foi outra conquista do SIPROSEP após muito diálogo com o governo municipal. A aplicação ainda necessita de ajustes, as quais o sindicato acompanha de perto e cobra as adequações, mas já é um grande avanço para os trabalhadores.
Complementação Previdenciária
O SIPROSEP conquistou na justiça sentenç lá favorável para o retorno do pagamento da complementação previdenciária para aposentados e pensionistas. O governo municipal solicitou respaldo jurídico e o sindicato o conquistou no último dia 14 de junho em segunda instância. O valor de R$ 200,00 para servidores inativos com vencimento de até R$ 3.117,00 aguarda somente o cumprimento da sentença.
Reposição inflacionária de 10%
Depois de amargos 7 anos de espera, os servidores municipais de Campos dos Goytacazes terão reposição inflacionária de 2023 e 2024. A luta foi grande e o diálogo complexo, que motivou até greve por um período, mas o sindicato conquistou o maior percentual possível dentro da lei de responsabilidade fiscal.
Garantia de reajuste em 2024
Na LDO não constava reposição inflacionária para 2024 e na negociação desse ano foi garantido a reposição desse ano e do próximo ano também, de modo que os servidores não fiquem com salários a níveis de defasagem conforme encontrado no início da gestão.
A luta continua
O SIPROSEP segue atento e cobrando soluções do governo para as pautas que estão em andamento. O foco principal do sindicato é proporcionar mais respeito e valorização dos servidores, tanto da ativa quanto os aposentados e pensionistas.